LÉXICO
No tópico “Léxico”, ainda em construção, são trabalhados temas onde jornalistas e tradutores revelam mais dificuldades. Inclui diversos exercícios interativos: palavras cruzadas; preenchimento de frases e textos com vocabulário dado; correspondência entre palavras/ expressões e definições; e criação de frases a partir de palavras desordenadas.
Estudos de neurocientistas indicam que a memorização, se acompanhada de problemas e input enriquecido, desempenha um papel importante na aquisição de vocabulário de uma língua segunda. Desta forma, adquirir novo vocabulário implica também revisão e repetição. Kennedy (2006) defende que os aprendentes conseguem reter 90% do conhecimento nas primeiras 24 horas, sendo necessário realizar atividades variadas que permitam que o armazenamento na memória.
Deve, por isso, ter em conta as seguintes recomendações na resolução dos exercícios:
- caso não domine o tema, antes de iniciar a resolução dos exercícios, leia um pouco mais sobre esse tópico, acedendo à Infopédia, (www.infopedia), através dos dados que já lhe foram disponibilizados;
- comece por resolver os exercícios dos graus de dificuldade 1 e 2;
- quando desconhecer o significado de uma palavra, consulte o dicionário ou a Infopédia;
- tenha a seu lado um caderno para anotar os significados das palavras ou expressões;
- escreva, nesse caderno, as frases onde as palavras ou expressões são usadas;
- anote todas as dúvidas para posteriormente colocar à professora;
- pesquise outros artigos sobre o tema que trabalhou;
- leia todas as anotações que fez, se possível no dia seguinte à resolução das tarefas;
- repita os exercícios mais tarde e verifique se os resultados melhoraram;
- faça os exercícios com o grau de dificuldade 3.
Kennedy, T. J. ( 2006). Language learning and its impact on the brain: Connecting language learning with the mind through content-based instruction. Foreign language annals, 39(3), 471-487.